Em 2000, o aparecimento inesperado de uma banda que apresentava uma mistura única de melancolia, som pesado e instrumentos tradicionais portugueses tomou a cena portuguesa de surpresa.
A primeira versão do célebre álbum de estreia dos Thragedium, Theatrum XXIII, foi lançada inicialmente apenas em formato demo.
O álbum foi lançado oficialmente no ano seguinte (2001) pela Half Beast Records em versão digipack, incluindo a faixa bónus "O Espírito do Tejo" com a participação de Fernando Ribeiro (Moonspell).
A banda apresentava uma coleção de composições meticulosamente trabalhadas que mostrava a sua originalidade e beleza sonora incomum, e consolidou assim o seu lugar como um das bandas mais promissoras da cena underground.
No seguimento de Theatrum XXIII, os Thragedium embarcaram num período de intensa criatividade, cativantes apresentações ao vivo e também na criação de sua segunda gravação, Twelve Feet Under. Embora esta gravação nunca tenha sido lançada oficialmente, ela continua a ser um item de colecionador para fãs dedicados.
Ao longo de 2001 e 2002, as míticas apresentações ao vivo dos Thragedium levaram a banda a dividir o palco com artistas como Lacrimosa, Faith and the Muse e Garden of Delight. Em 2003, a banda decidiu encerrar suas atividades, logo após o lançamento de Isolationist, terceiro disco da banda que foi disponibilizado exclusivamente online através do seu website.
Lisboa Depois de Morta
Agora, passadas duas décadas, os Thragedium regressam, prontos para dar continuidade ao legado de Theatrum XXIII e reclamar a sua posição como uma das entidades musicais mais singulares em Portugal. Alma Mater Records é o parceiro perfeito.
Lisboa Depois de Morta representa um notável salto em frente a nível de maturidade e ousadia, sem medo de estender fronteiras a territórios novos e não explorados, guiados pelos quatro membros fundadores da banda:
João Paulo Farinha– Guitarra elétrica e acústica, vozes, teclas e percussão
Nuno Cruz- Vozes
José Bonito- Baixo e vozes
César Feiteira – Bateria
Neste novo lançamento, o uso extensivo de instrumentos tradicionais portugueses, especialmente a guitarra portuguesa, percussão tradicional e coros, pode ser ouvido ao longo de todo o trabalho, sempre mantendo o seu traço indelével de originalidade.
Para assegurar que este disco tem tudo para o transformar num item de culto, os Thragedium contam ainda com a mestria da masterização de Jaime Gomez Arellano (Moonspell, Paradise Lost, Ghost, Ulver). Adicionalmente, Hugo Ribeiro (Moonspell) emprestou o seu talento para a gravação da bateria, enquanto que Pedro Oliveira (Sétima Legião) honrou a banda com a sua voz na faixa Um Mal Necessário.
Para completar a equipa, o trabalho da capa do disco foi confiado ao renomado Travis Smith (Slayer, Megadeth, Opeth, Katatonia).
Tracklist, CD
01. Desagregação
02. Lucefécit
03. The adorer
04. O pacto
05. Terra mãe
06. Nations fall
07. Pretérito imperfeito
08. Um mal necessário
09. Trimarkisia
10. Lisboa depois de morta
11. The old oak and the mandrake root
No comments here, be the first!